Dario e a Indy
Ao começar a fase dos ovais, Dario Franchitti estava cinquenta e nove pontos atrás de Will Power. Hoje, depois da penultima etapa do campeonato, em Motegi no Japão, a diferença é de apenas doze pontos.
dario fez um belo trabalho e Power confirmou sua falta de experiência nesse tipo de pista. Mesmo assim chega na frente na útlima etapa. Dario sabe que tem de chegar em Homestead pra vencer e que pra não depender de seu companheiro de equipe, Scott Dixon que tem andado longe do que pode, rtem de ainda largar na pole e liderar o maior número de voltas. Só isso lhe garantiria o título mesmo com um segundo lugar de Power. E olha que assim mesmo a diferença a seu favor seria de apenas UM ponto.
Se do lado da Chip ganassi, Dario não pode contar com Dixon, na Penske o jogo está bem mais claro e fácil para Will Power. A vitória de Helio Castroneves no Japão ajudou Power tirando de Dario a pontuação que já teria garantido ao escocês a ponta da tabela. Se Ryan Briscoe está mostrando mais uma vez as suas limitações na reta final do campeonato, Helio aproveita a falta de pressão sobre e ele e cataliza todas as forças da equipe.
Isso é importante para o brasileiro num momento de transição nas organizações de Roger Penske. Troca de patrocínio para o ano que vem, mudança na equipe da Nascar, com a saída de Sam Hornish Jr, e o declarado plano de correr com dois carros em 2011. Quem sairia?
MERCADO
Essa transição na Penske pega todo o mercado da Indy em ebulição. Todos sabem que poucos pilotos são assalariados, como os brasileiros. Muitos pilotos europeus orbitam o cenário da categoria à espera de um convite ou umavaga pra investir. Dinheiro é sempre bem vindo e, tirando Penske e Ganassi, todos os outros agradecem quem vier com algum “Budget” e plano comercial.
Só pra citar o exemplo mais nítido, a Milka Duno deve sair da categoria. Ernesto Viso pode ficar mais a Venezuela parece mais afeita,agora, a investir em Pastor Maldonado que ganhou a GP2 e corre com gasolina, enquanto a Indy acelera o Etanol.
Tanto a KV Racing quanto a Dale Couyne são equipes abertas a novos negócios, portanto.
A última prova da Indy promete ser das mais interessantes. Deve ser mais uma decisão de título na última curva da última volta.
Fala Celso, sou seu fã e ouço sempre o Pole – Position, a pergunta que não quer se calar, e a Bia Figueiredo, como esta para ela no ano que vem? Irá entrar outro piloto brasileiro? Você sabe de algo sobre as negociações?
Um abraço e parabéns pelo seu trabalho.
Celso, semana passada li no site da Nascar uma entrevista do Tim Cindric, nela, ele não descartou a possobilidade de Sam Hornish Jr. permanecer no carro 77, disse que até o fim do ano ainda iriam correr atras de um patrocinador. De qualquer forma, Sam Hornish Jr. precisa mostrr resultados melhores, senão fica complicado, mas independente do piloto, a Penske ainda tem o problema de não ter um patrocinador pro carro 77, creio que farão o mesmo trabalo que fazem com Brad Keselowski, uma vez que ele terá em 2011 o patrocinio da Miller. Creio que se for pra dispensar um piloto, seria Ryan Briscoe, é com certeza o elo mais fraco da equipe, 2008 aprontou umas boas, 2009 jogou o titulo fora na corrida de Motegi, e este ano está bem apagado. Milka e Viso, se forem, não farão falta alguma. Inclusive, acho que a KV deveria rever essa ideia de tres carros tambem, até aqui o resultado foi muitas pancadas no muro. A ultim etapa vai sar faisca, to apostando no Dario mais agressivo que o normal, e Power não pode relaxar um segundo, ele muito bom, e pilota pra Penske, mas do outro lado, está um piloto duas vezes campeão, com muita experiencia, e uma equipe tão boa quanto a Penske.