Equipes de qualquer categoria do esporte a motor vão sempre tender a proteger seus equipamentos e seus pilotos, não os expondo a um atrito que, pela visão da equipe, seja desnecessário. Desnecessário para a equipe mas não para o público e até mesmo para os pilotos pois o que nós, público e mídia, queremos ver disputas e os pilotos querem brigar por vitórias.
A equipe Mercedes da F1 trabalha como trabalharia qualquer outra evitando as brigas entre seus pilotos. Por isso evitou informar Nico Rosberg dos problemas de freio que tinha seu companheiro de equipe durante a realização do GP do Canadá em Montreal, sétima etapa da temporada. Por isso mesmo a Mercedes “ajudou” Lewis Hamilton a administrar os seus problemas de super aquecimento e consumo de combustível e ainda selecionava o que Nico sabia sobre a situação.
Na minha forma de ver quando o engenheiro da Mercedes orientou Hamilton sobre o local exato para frear na curva 10, eles infringiram uma regra que desde o ano passado impede o time de passar informações que auxiliem a pilotagem. E assim ajudou Lewis Hamilton a vencer no Canadá, compensando o que fez em Mônaco.
De qualquer forma o que foi dito e como foi dito passou batido pelas autoridades e mostra que o que estamos vendo ali é uma compeitção que ACABA nos treinos qualificatórios. Sim, pra mim a Mercedes estabeleceu que os dois só disputam mesmo nos treinos e na corrida vão preservar o que foi feito para a definição do grid de largada. A não ser pela cagada em Mônaco, quem saiu na frente ali ficou.
Se isso é uma informação ruim para o público das corridas é otimo para quem acompanha o final de semana do evento. Numa corrida vale muito como a equipe se prepara desde que o carro é montado pela primeira vez, como o piloto ensaia a corrida e como busca ser rápido, simulando a classificação. Cada erro nessa fase é aplificado nas corridas. Não é por outro motivo que a comparação entre companheiros de equipe envolve resultados de treinos e das corridas.
Por isso Nico Rorsberg sabe e tem lembrado disso nas estrevistas, se não melhorar nos treinos suas chances de vencer o companheiro de equipe ficam cada vez mais escassas.
últimas notícias
Se a regra da Mercedes é essa Rosberg pode dar adeus ao campeonato, Hamilton é muito mais piloto.
Abço
@fitti1
Só acho estranho em um ponto.
Quando a equipe falava para o Hamilton economizar gasolina via se claramente na transmissão que o consumo do Rosberg estava maior que o do Hamilton.