Dario, a Tartaruga.
O desenho ao lado é do filme da Disney, a Tartaruga e a Lebre. Em Homestead a última etapa da F-Indy este ano viu a história da fábula se repetir.
OS NÚMEROS
Três décimos de segundo mais lento que os adversários numa pista oval de dois mil e quatrocentos metros é muita coisa. Duzentas voltas depois esse tanto de diferença representa praticamente uma volta que, para os mais rápidos é completada em vinte e cinco segundos. Mas isso só vale se não tivermos nenhuma bandeira.
Mas à cada uma das duzentas voltas ultrapassagens e ajustes no carro, comunicação via rádio com a equipe e com o spoter, que no alto da arquibancada assite e antecipa os problemas.
Como essa pista é o oval de Homestead lemmbramos que seu formato não permite andar o tempo todo de pé cravado no acelerador, já que com vento de rajada o comportamento do carro e a leitura do que é necessário para seu acerto se complica. Assim e a matemática do cronômetro deixa de ser uma ciência exata.
Pois foi assim, construindo volta a volta uma estratégia que Dario Franchitti e sua equipe Chip Ganassi recontaram a história da Lebre e da Tartaruga. Rápidos, Ryan Briscoe e Scott Dixon brigaram por dois pontos de bonificação pelo maior número de voltas na liderança. Dario desistiu dessa estratégia até por não ser afeito a agressividade em ovais. E preferiu contar com a precisão dos cálculos de sua equipe e sua precisão no controle do consumo e do comando num carro que precisou o tempo todo ser ajustado pra manter o terceiro lugar.
“Devagar” o escocês viu as lebres sumirem a quase uma volta de distância até que suas máquinas precisaram de mais etanol. Dario passou a liderar “correndo” num ritmo de volta agora quase meio segundo mais lento que o ritmo das lebres que já retornavam à pista. De olho nos espelhos, com o pé controlando o consumo, Dario viveu as seis voltas finais confiando nos números de sua economia. Deu certo! A tartaruga cruzou ( esbaforida), a linha de chegada à frente das lebres atônitas.
Ryan Briscoe fez o que devia. Liderou o maior número de voltas e venceu na pista a briga com Dixon. Dixon também fez seu papel, cumpriu a estratégia e andou muito forte, sabendo que mesmo sem os dois pontos de bônus teria a vantagem sobre Briscoe no número de vitórias no campeonato. Cinco contra três. Só não contavam, Briscoe e Dixon, que o escocês fosse ficar na pista. Só não contavam que pela primeira vez uma corrida em Homestead terminasse sem a intervenção do pace car. Afinal, nos ultimos dois anos as corridas tiveram três bandeiras amarelas cada. Desta vez, NENHUMA!
A tartaruga deu sorte e Dario é bi-campeão. Bem feito!
Comentários