Pneus Pirelli na F1

Pneus Pirelli


Nesses primeiros treinos da F1 no ano os novos carros e seus desenhos e soluções são o destaque. Todos reparam como cada piloto se adapta aos carros, falamos também sobre primeiros e segundos pilotos, tempo na pista e tempos na pista. Fernando Alonso e Sebastian Vettel já com velocidade em busca do noticiário terminando o dia na frente, mas o trabalho mesmo só está começando.

O principal ponto pra mim não são os carros, ainda, mas os pneus. Fator primordial no desempenho de cada carro, das próprias corridas e do campeonato, os pneus da Pirelli estão se degradando rapidamente. Essa degradação é condenada por alguns pilotos, como Robert Kubica, e considerada normal por outros, como Nico Rosberg. O Alemão chegou a dizer que todos já viram que as corridas mais emocionantes foram aquelas que tiveram pneus com alto índice de degradação, como Montreal no ano passado.

De fato a “qualidade” dos pneus determinam como será o ritmo das corridas. Qualidade aqui não tem a ver com um pneu ruim ou bom, mas com o tipo de construção e composto escolhido. Alonso contou que os pneus estão ótimos na primeira volta depois perdem até 3 segundos. Uma exagero? Pode ser mas depois, ainda segundo Alonso, o funcionamento dos pneus se torna consistente mas muito lento.

O detalhe importante é que apesar do desgaste rápido os pneus não criam o “grain” uma borracha granulada que fica na superfície do pneu, esse sim um fator temível pois não tornam o comportamento do carro imprevisível. Pra explicar melhor, o “grain” é como aquela borracha escolar que as vezes granula e deixa uma espécie de macarrão na superfície e que suja o papel enquanto apaga os erros. Fica uma sujeira só…
Nico Rosberg contou que apesar do desgaste o importante para as equipes agora é entender esse funcionamento dos pneus e acertar o carro buscando reduzir a necessidade de paradas para troca durante as corridas.

Se esta semana ainda é de estudos dos novos carros e entender como funcionam os pneus é ainda mais importante para o que poderá ser esse campeonato. Carros rápidos ou consistentes?