SCOOTER NA CIDADE

SCOOTER NA CIDADE

Chove na cidade e finalmente a temperatura cai. Ufa! De moto ou scooter na cidade os dias quentes nos fazem sofrer um bocado, o desgaste é duas vezes maior, lembrando que sobre duas rodas o trabalho físico do condutor é muito maior que o do motorista.
A chuva atrapalha a visibilidade e torna o ritual se andar de moto mais lento pois precisamos vestir todo o equipamento impermeável, o que leva tempo.
Mas pra mim faz mais sentido todo esse trabalho nos dias molhados e mesmo o calor intenso do verão que sair de carro na cidade.
Faça as contas: Um automóvel normalmente transporta uma pessoa de em média 70 kilos. O carro tem quase duas toneladas. Carrega combuistível em seu tanque de 50 litros, gira quatro pneus e ocupa um espaço médio de oito metros quadrados. Tudo isso pra levar uma pessoa pela cidade em deslocamentos médios de 10 km. A velocidade média está perto dos 20 km/h. O custo do carro mais barato é de quase trinta mil reais…
Pra mim faz mais sentido encarar o calor e o incômodo dos impermeáveis que usar carro na cidade. Faça as contas. Um scooter tem custo de aquisição de seis mil reais. Gasta 12 reais pra encher o tanque de quatro litros e leva você pra cima e pra baixo com mais de 170km de autonomia.
A bordo desses veículos os congestionamentos desaparecem e se você tiver algum treino e for uma pessoa civilizada vai ter a paciência necessária pra esperar sua vez e saber que seu veículo é apenas para ir e vir.
Pra mim, isso faz sentido. E pra você?