A Ferrari muda mais uma vez o comando da equipe visando agora maior força política!
Maurizio Arrivabene chega para ocupar o lugar de Marco Mattiacci que ficou apenas oito meses no comando da Scuderia, tempo apenas suficiente para fazer o trabalho (sujo) de reestruturar a casa redefinindo funções, mandando gente embora e tentando fazer a equipe trabalhar melhor. Sai o cara de gestão empresarial e entra um comandante mais acostumado com a política e o ambiente da F1. Arrivabene era da Philip Morris, patrocinadora da Ferrari e e como tal estava ambientado na equipe e, claro, com as coisas da F1.
A mudança anunciada nesta segunda feira pelo presidente da empresa, Sergio Marchionne, mostra que a fase agora é ganhar musculatura política pois Arrivabe é membro da Comissão de F1 da Phillip Phillips e, segundo a nota publicada pela Ferrari, estava particularmente envolvido no trabalho de revitalização da F1, contribuindo com “muitas idéias inovadoras”.
As aspas são da nota oficial e as mantenho pois pra mim esse fato é crucial na escolha de Arrivabene. Estar ligado aos novos caminhos da F1 é fundamental para que a equipe tenha as informações certas pra fazer as melhores escolhas. Principalmente depois que a casa foi arrumada. Aspas também pois não se sabe quais das novidades da categoria teriam sido idéias de Arrivabene. Algumas delas como a pontuação em dobro da etapa final não “colou” e já está descartada para o futuro. Serviu apenas para manter o preço da etapa final alto.
Marco Mattiacci sai não apenas da equipe mas deixa a Ferrari, onde trabalhava há 15 anos. Não deve ter deixado muitos amigos na equipe que terminou o ano em quarto lugar no campeonato e com apenas um nono e um décimo lugares em Abu Dhabi, última corrida do ano. Sem conhecer nada de F1, Mattiacci foi o bisturi usado pelo alto comando da Ferrari e agora é descartado. Sem pesares, porém, pois ele fez o trabalho dele, foi eficiente. Agora, tchau bello!
Outra provável motivação para a mudança tem a ver com a necessária injeção financeira que a Phillip Morris terá de fazer agora que o Santander deve sair do time com o Fernando Alonso.
Resta saber agora quem foi o responsável pela contratação de Sebastian Vettel, pois se foi Mattiacci, o alemão quatro vezes campeão do mundo acaba de ficar órfão antes mesmo de sentar no carro pela primeira vez.
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