Estive em Milão e fiquei pasmo com o poder público que lá parece interessado em ajudar as pessoas a resolver seus problemas. Pasmo porque não havia nenhum guarda, agente de trânsito, policial ou miliciano multando. E olha que nas apertadas ruas do centro da cidade, convivem, (no melhor do termo), pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de carro, ônibus, e ainda motorneiros dos bondes e que tais que circulam sobre trilhos cravados no asfalto e pedras do calçamento das ruas. Tudo junto ao mesmo tempo agora!
Aqui no Brasil é tudo diferente. ainda estamos num estágio de civilidade que impede a maioria das pessoas de perceber que buzinar pra qualquer coisa, xingar e arrumar discussão no trânsito não resolve nada. Por essa deseducação o poder público resolve os problemas com vara curta, bate no povo com multas e segue sem investir em educação.
Multas fazem parte dos orçamentos de prefeituras e todo ano tem previsão de aumento de “arrecadação”. Vira meta para os funcionários do trânsito e, claro, eles são exigidos em buscar e bater a meta! Mais multas.
Por isso a gente vê coisas como em São Paulo as ruas sofrerem diminuição do limite de velocidade. De 80 há alguns anos para 70 e agora para 60km/h. É que a armadilha pra multar tem de ser cada vez mais eficiente.
Pois na última semana passou na comissão do Senado essa lei:
Marcos Chagas
Da Agência Brasil
Em Brasília
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou hoje (16) projeto de lei que restringe a aplicação dos recursos arrecadados com a cobrança de multas de trânsito ao financiamento de campanhas educativas de segurança para motoristas e motociclistas. Como tramitou em caráter terminativo, a matéria agora será analisada pela Câmara e, se aprovada, segue à sanção presidencial.
Autor da proposta, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) argumentou que esses recursos arrecadados pelos estados são usados para “custear despesas como pagamento de pessoal dos órgãos de trânsito ou mesmo reforçar o caixa dos governos”. O parlamentar acrescentou que a destinação dos recursos de multas para essas outras finalidades representa “uma clara distorção” de sua função principal, que é tornar o trânsito mais seguro.
Agora pelo menos nós todos temos motivo pra exigir ação de nossos deputados. Essa Lei PRECISA SER APROVADA.
Com destinação obrigatória o poder público vai deixar de ter tanto interesse em multar pois os recursos deverão der destinados ao que eles menos querem que seja melhorada, a EDUCAÇÃO. Será um duro golpe na industria de multas.
É bom que seja aplicado na educação mesmo, porque apesar da existência da indústria de multas, os motoristas brasileiros são mal-educados, sabem quando estão cometendo infrações e mesmo assim continuam cometendo. Todos precisam fazer sua parte também. Espero que esse dinheiro a ser utilizado em educação não se torne em vela para santo ruim.
A VENDA DE MOTOCICLETAS NO PAÍS VAI MUITO BEM… PARA AS MONTADORAS E PARA O GOVERNO, QUE FATURAM E MUITO EM CIMA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO;
MAS, EM FUNÇÃO DE NOSSO IMENSO AUMENTO DA FROTA NACIONAL, ONDE ESTÃO AS NOVAS VIAS E RODOVIAS? ACIDENTE DE TRÂNSITO X DENSIDADE DE TRÁFEGO, E MOTOCICLETA X TRABALHO SÃO TEMAS QUE NÃO SÃO DEBATIDOS EM LUGAR NENHUM!!!
AÍ ESTÁ UMA BOA PAUTA JORNALÍSTICA, QUEM SABE?!
ABRAÇOS/ BOM 2012 A TODOS MOTOCICLISTAS
A prefeitura de SP ainda não entendeu que as motos contribuem para amenizar o problema do caótico transito da metrópole. Com o aumento da frota de duas rodas, deveria haver muito mais sinalização conscientizando os motoristas a sempre priorizarem e protegerem os veículos mais frágeis. Uma série de melhoramentos poderiam ser feitos, como por exemplo, proibir o tráfego de SUV e VUC na pista da esquerda, sinalização horizontal que priorize motocicleta, corredores… mas o que percebo é o contrario. Um exemplo é meu pedido de aumento da zona azul para motos, que está desde agosto em “análise”… Enquanto isso Kassab continua no deliro de destinar recursos imensos para o tráfego de bicicletas…