A CET traz nova tecnologia pra multar motocicletas nas vias de maior volume de acidentes em São Paulo. Em 65 pontos da cidade, do alto das pontes e viadutos, uma dupla de fiscais da CET aponta a pistola equipada com laser e três lentes diferentes para as motos passando lá embaixo, registra a imagem e checa imediatamente a velocidade e a placa da moto. Eficiência garantida, as multas vão chegar.

A CET chama esta primeira semana de uso da pistola de fase educativa mas eu pergunto: como educar se não aborda o motociclista? Porque a CET não usa essa fase pra APRENDER sobre o uso da moto em vias complicadas como as Marginais?

Será que o fiscal da CET que aponta para a moto vai usar o bom senso pra perceber se o motociclista está, naquele momento, sendo pressionado por um carro ou caminhão pra andar a 67 ou 78 km/h? Pergunto pois os carros e caminhões não serão focados pela tal pistola e poderão estar motivando uma acelerada a mais por parte do motociclista no instante da “fiscalização”. Se for só pra multar sem perceber o trânsito, mais uma vez é só uma ferramenta de arrecadação e não a alegada educação ou empenho na redução do número de acidentes.