Tudo funcionou perfeitamente depois das novidades tecnicas disponibilizadas para as equipes da F-Indy. Se nas provas de Iowa e Richmond as corridas foram ruins em emoção pela falta de ultrapassagens, disputas, desta vez a Indy retomou suas características básicas com brigas o tempo todo. O “Press/push to pass” funcionou para defesa de colocações e ultrapassagens. O pacote aerodinâmico e os novos compostos de pneus trabalharam para dar condições de aproximação entre os carros e disputas lado a lado como aquela que definiu a corrida.

A briga entre Ed Carpenter e Ryan Briscoe foi de arrepiar porque os dois balançaram os carros lateralmente durante dez voltas tentando intimidar um ao outro e no final a vitória de Briscoe foi por apenas 0,0162 segundos. Os cinco primeiros chegaram num intervalo de sete décimos de segundo!

Os pilotos elogiaram mesmo tendo pouco tempo pra se preparar para a corrida em Kentucky, já que a chuva e a umidade da pista permitiram apenas um treino antes da prova. Aliás esse pouco tempo de treino também contribuiu para essa disputa tão intensa e até pela presença de Ed Carpenter na ponta. Não fosse a batida nos pits, Mario Moraes também estaria na briga pela vitória.

Agora é apostar que esse novo pacote esteja afinado também para a corrida do próximo final de semana, em Mid Ohio, circuito misto que recebe a décima terceira corrida do ano. O maior desafio ali para as equipes é, na verdade, com a escolha das marchas por conta do “press ou push to pass”.