Novidades aprovadas
Publicado em 3 de agosto de 2009 | 17:08
Tudo funcionou perfeitamente depois das novidades tecnicas disponibilizadas para as equipes da F-Indy. Se nas provas de Iowa e Richmond as corridas foram ruins em emoção pela falta de ultrapassagens, disputas, desta vez a Indy retomou suas características básicas com brigas o tempo todo. O “Press/push to pass” funcionou para defesa de colocações e ultrapassagens. O pacote aerodinâmico e os novos compostos de pneus trabalharam para dar condições de aproximação entre os carros e disputas lado a lado como aquela que definiu a corrida.
A briga entre Ed Carpenter e Ryan Briscoe foi de arrepiar porque os dois balançaram os carros lateralmente durante dez voltas tentando intimidar um ao outro e no final a vitória de Briscoe foi por apenas 0,0162 segundos. Os cinco primeiros chegaram num intervalo de sete décimos de segundo!
Os pilotos elogiaram mesmo tendo pouco tempo pra se preparar para a corrida em Kentucky, já que a chuva e a umidade da pista permitiram apenas um treino antes da prova. Aliás esse pouco tempo de treino também contribuiu para essa disputa tão intensa e até pela presença de Ed Carpenter na ponta. Não fosse a batida nos pits, Mario Moraes também estaria na briga pela vitória.
Agora é apostar que esse novo pacote esteja afinado também para a corrida do próximo final de semana, em Mid Ohio, circuito misto que recebe a décima terceira corrida do ano. O maior desafio ali para as equipes é, na verdade, com a escolha das marchas por conta do “press ou push to pass”.
Sou da mesma opinião que você Celso. Essas novidades aerodinamicas e o sistema push-to-pass trouxeram de volta a essencia da Indy em ovais: carros lada a lado disputando posições até cruzarem a linha de chegada. E acredito que tudo isso deva funcionar também nos circuitos mistos, onde as equipes menores costumam andar de igual para igual com as grandes.
Parabéns pelo blog e pelo Pole Position na rádio Bandeirantes. Não perco um.
http://nomundodavelocidade.blogspot.com/
Esse push to pass naquela longa reta de Mid-Ohio fai ser muito interesaante de ver…