Entrevista Alfredo Guedes
O Engenheiro Alfredo Guedes trabalha na Honda e ama o que faz. Falar com ele ultrapassa os limites do que uma entrevista normal traz porque em pouco tempo já estamos extrapolando o tema em questão pra abranger todo motores, técnicas e tecnologias.
Bom, nesta quinta-feira falei com ele na sede da Honda e como sempre tive uma aula. Gosto de aprender as novidades técnicas e com ele aprendi, por exemplo, que o sistema flex usado com tanto sucesso no Brasil foi criado na verdade nos EUA. Lá com gasolina e metanol. Mas fomos nós aqui que fizemos a transformção do uso com etanol e popularizamos o sistema.
Ok, já existia para carros então era fácil passar o sistema para as motos.
Não foi, nem é bem assim. Uma das complicações passa pelo tamanho dos sensores, por exemplo. Nos carros os sensores são espalhados e não preocupação com tamanho desses sensores. No caso das motos o espaço disponível é muito menor. A Mikuni que trabalhou aqui no Brasil junto com a Honda no desenvolvimento da tecnologia MIX, teve de miniaturizar os sensores. Na verdade no caso das motos flex esses sensores estão agrupados num só chip. Quase obra de arte.
Além da Nova Biz, falamos sobre a nova Shadow 750, uma máquina que mudou de cara pra ficar mais esportiva. Mudança que vem por conta do próprio público das customs, a maioria acima dos 50 anos de idade, que gostam de novidades constantes nas motos. Variação sobre o mesmo tema, sim, mas com sabor mais apimentado, nesse caso.
A entrevista com ele ficou mais no padrão, mas é porque o Alfredo estava de saída para acompanhar a esposa no exame de ultrassom. Obrigado Alfredo!
Comentários