Todos contra o garoto! Punido com a perda de cinco posições no grid de largada para a corrida de Montreal no Canadá, o jovem de 17 anos, ( parece manchete policial), Max Verstappen esta sendo criticado por seus pares através da imprensa que cobre a F1. Querendo, claro, manchetar o que acontece nas pistas e tendo a panca que Vertappen deu a traseira do carro de Romain Grosjean no GP de Monaco, todos foram querer saber do garoto o que ele aprendeu com o acidente e com a punição. E ele foi direto: “Que os carros são fortes!”. Nada mais direto, reto e claro. No mundo das declarações maquinadas, politicamente corretas, falar direto o que se pensa não cai bem aos ouvidos mais sensíveis, ou aos ouvidos mais afeitos a rezar pela cartilha de quem manda no negócio._ e Não vamos esquecer aqui que o patrão do Verstappen está em contenda com os donos da brincadeira na F1_.
Por isso mesmo, ao ouvir tal colocação e ainda de Verstappen a confirmação de que ele não vai mudar nada em seu estilode pilotagem, nomes mais experiêntes como Jenson Button e Romain Grosjean sairam com suas preocupações publicadas. Grosjean disse a reportagem que o procurou para repercutir as declarações do holandês da Toro Rosso, declarou que o que vale nos acidentes é aprender com eles, sendo o próprio Grosjean um dos que mais bateu em seu ano de estréia na categoria, tendo inclusive de “voltar’para a GP2. Grosjean achava que Verstappen deveria inclusive lhe pedir desculpas por ter dito a imprensa, ainda em Môncaco, que Grosjean freou antes do que estava acostumado só pra lhe prejudicar na tentativa de ultrapassagem que o holandês fazia, causando o acidente.
Jenson Button, ouvido pela reportagem, disse que essa declaração de Verstappen era preocupante pois “O piloto deve ter cuidado com o que fala para a imprensa, pois afirmar isso é muito séio. Os pilotos profissionais de hoje não F1 não fazem esse tipo de coisa”. A preocupação de Button então é que um piloto não diga o que pensa, principalmente para a imprensa…
Que um piloto, e todos nós, deve(mos) tomar conta e ter cuidado com o que a gente fala em público é normal, mas nesse caso específico o garoto falou apenas o que concluiu do que viu na pista na hora do acidente e depois, vendo sua telemetria. E isso não pode ser dito? Parece que é uma questão de ética, sim esse negócio do “brake test” que pilotos fazem o tempo todo nas pistas mas que não é aceito no mundo civilizado da F1 e das coletivas de imprensa. Será que Verstappen agora seria retaliado por seus pares durante as corridas sem que isso seja jamais declarado pois, tem coisa que não se diz…?
Felipe Massa entrou na dança do bate boca via imprensa leva e trás e comentou da inexperiência de Verstappen que aos 17 anos está em sua segunda temporada como piloto de automóveis e que no acidente, além de ter sido numa condução perigosa e que faltou experiência a Verstappen para avaliar melhor o momento da ultrapassagem e ainda que experiência na F1 conta e muito.
Nada do exposto, amigos, é falso. Todos os lados estão com alguma dose de razão na história. Button, Massa, Grosjean e o garoto Verstappen estão apenas colocando suas versões do fato. O que fica, pelo destaque dado ao acidente e a punição recebida, é que aos 17 anos de idade Max Verstappen é a melhor notícia da F1. Ponto para a Red Bull que faz do carro do garoto um dos poucos pontos de atração longe das flexas de prata lá na frente. E que ele siga acreditando que pode ultrapassar. Afinal é por isso que a gente gosta de corridas, não?
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Boa, Celso! Visão equilibrada do assunto, sem deixar de valorizar o que a F1 aina tem de melhor. O “moleque” ainda tem muito para aprender, claro, mas parece ter tudo que é preciso para ir longe. Aliás, como é boa essa dupla de pilotos da Toro Rosso, hein?
Concordo 100% com o post, o garoto está impondo respeito, gosto de piloto assim, claro que tomar cuidado com certas atitudes na pista não faz mal. Acelera garoto Max!
Abço
Fitti