Juntos. No mesmo local e com propósitos complementares. Assassinos e suicidas. O único porém é que não se reconhecem como tal, ou seja, são ignorantes.
Estou falando do sistema de habilitação de motociclistas no Brasil. Há mais de quarenta anos o mesmo sistema básico de treinamento e avaliação de condutores de veículos de duas rodas, empilha corpos e constroem estatísticas vergonhosas para qualquer lugar que queria de chamar de nação. Um oito pequeno, um oito grande, um quadrado, um slalon e uma prancha de uns 30 metros…basicamente é isso. Com motos de baixa cilindrada, geralmente com seus comandos viciados pra facilitar a vida de instrutores e avaliadores, passar por esse teste, esse exame, é fácil. Se precisar ainda temos o tal do “quebra”. Tem alguma novidade aqui no que escrevo?
Mais tarde, de posse de um documento oficial onde se lê, Carteira Nacional de Habilitação, o indivíduo se dirige a um estabelecimento comercial e adquire o mais potente veículo que ele puder pagar. E sai da loja para, então, começar a aprender a pilotar.
Pra piorar o quadro, os mais corajosos compram qualquer “pilha” de amigos e inimigos para acelerar e ultrapassar seus parcos conhecimentos e técnicas de pilotagem. Os mais “da hora” vão fazer isso sob efeito de alguma droga, lícita ou ilícita.
Infelizmente as vítimas desse cenário são dezenas de milhares, todos os anos. Quando não deixam suas famílias, acabam passando por longos e dolorosos processos de recuperação. O Estado perde pois paga seguro para essas vítimas e suas famílias, e ainda arca muitas vezes com os custos de cirurgias, internação e tratamento. O Estado, quem sustenta, somos os contribuintes.
Um circulo de causas e consequências onde além de assassinos e suicidas os mais notórios participantes somos nós, os ignorantes. Vamos acordar?
_ DADOS
2016 – 37.300 MORTOS NO TRÂNSITO NO BRASIL – 32% ERAM MOTOCICLISTAS – 24% MOTORISTAS DE CARRO – 21% SEM REGISTRO OFICIAL DO VEÍCULO NO QUAL ESTAVA NA HORA DO ACIDENTE ( UMA VERGONHA ESSE DADO!)
2017 – MOTOS REPRESENTAM 27% DA FROTA CIRCULANTE DE ACORDO COM DENATRAM) E 74% DOS ACIDENTADOS ( DE ACORDO COM DPVAT)
Comentários