Anunciada mais uma mudança no formato dos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis.
Nos últimos anos a administração da categoria tem trabalhado muito pra aumentar o valor de entretenimento dos treinos que definem o grid da prova mais importante da categoria. O antigo formato ficou mesmo lento, fazia sentido quando muitos carros e equipes tentavam a classificação para o grid de 33 carros.
Desde os anos 2000 esses número tem sido reduzido e algo precisava ser feito pra que tanto o público que vê pela TV quanto aquele que paga ingresso pra entrar no complexo de Indianápolis tivesse motivo pra retornar, além dos deliciosos Hot Dogs vendidos nas diversas barracas de alimentação.
Antes o pole position pra prova era conhecido no sábado e ficava pelo menos 15 dias “desfrutando” de sua condição de primeiro da fila, o mais rápido do ano. No formato anunciado nesta sexta feira em Indianápolis, as nove primeiras colocações do grid, três primeiras filas, e o pole position serão conhecidos apenas no final do primeiro domingo de classificação, uma semana antes da corrida. O sábado vai determinar os 33 pilotos classificados para a prova.
Essa inversão do antigo formato busca fazer valer a presença do público em todo final de semana na pista de Indianápolis e ainda coloca a parte mais interessante dos treinos no final de cada dia, facilitando a cobertura da TV.
Na coletiva onde foram anunciadas essas mudanças o CEO da categoria Mark Miles, disse também que há o objetivo de quebrar o recorde de velocidade da pista, estabelecido em 1996 pelo holandês Arie Luyendike com mais de 382,1 km/h em uma volta e 381,3 km/h na média das quatro voltas de classificação. A categoria deve trabalhar gradualmente com a evolução da velocidade até atingir essa marca em 2016. Miles completou dizendo: ” Acreditamos que é algo que podemos fazer enquanto também trabalhamos pra melhorar a segurança para os pilotos. “.
Contada a notícia quero completar dizendo que trabalho incansável da Indy pra trazer de volta os tempos de glória do mês de maio a Indianápolis mostra o quanto é importante para o esporte uma pista ser particular r seu dono estar envolvido com o sucesso de seu empreendimento a longo prazo. Em 2016 será disputada a corrida de número cem na pista mais famosa do mundo mantendo não apenas uma tradição no esporte, mas mostrando o quanto a adaptação ás circunstâncias comercias de cada época é fundamental pra evolução de uma categoria.
Comentários