Toda semana falo sobre F1 na Radio MITFM no meu programa MIT Motor. Falo da categoria e das disputas, e, claro, presto atenção especial aos pilotos brasileiros ali. A motivação é, claro, a solicitação de boa parte da torcida, que quer saber como vão nossos compatriotas…
Tarefa dura ver a realidade que os encontra numa situação bem diferente daquela que gostaríamos, como brasileiros. Mas como crítico, analista da categoria, desta distância procuro ler e ver o máximo que posso. No mês de junho, ainda longe destes duros dias pós GP de Cingapura, entrevistei o piloto e comentaris da BBC David Coulthard e perguntei sobre Felipe Massa. Para ele, depois do acidente nos treinos do Gp da Hungria em 2009, Felipe nunca mais foi o mesmo. Perdeu algo de seu brilhantismo. Felipe sabe que precisa mostrar, ainda nesta temporada, que é mais que um número na F1 e que estar ao lado de Fernando Alonso na Ferrari é um desafio e ao mesmo tempo uma grande oportunidade. O problema é que ele não tem com seguido andar na frente do espanhol. Por vários motivos.
Isso permite que os muita gente venha especular coisas que só mesmo quem vive dentro da equipe Ferrari pode saber de verdade. Se Felipe sai ou fica no time mais tempo, além da temporada de 2012, só mesmo ele e a cúpula da Ferrari sabem. O que vemos daqui de fora é que a classificação do campeonato mostra Felipe com 84 pontos na sexta colocação e Lewis Hamilton, com quem Felipe teve pelo menos dois encontros polêmicos em Cingapura, tem exatamente o dobro de pontos. E Fernando Alonso tem cem pontos a mais. Números são duros e burros. Nós olhamos a história de fora e devemos lembrar que os detalhes só mesmo quem os vive saberia contar…se pudesse.
No YouTube você pode ver e rever as manobras de Hamilton pra cima de Massa em Cingapura e chegar a sua própria conclusão. Aqui a tentativa de ultrapassagem que destruiu a corrida de Felipe:
http://youtu.be/7RtV_hU9ptM
Oi Celso!
Me permita discordar de seu comentário dessa terça no Esporte a Motor. Achei uma boa a divulgação do áudio dá Ferrari. Vivemos numa época de um tedioso comportamento politicamente correto e vc sabe muito bem a falta q fazem as declarações polêmicas, entrevistas sinceras.. Tudo isso reflete nas pistas.
Eu estou ansioso pela madrugada para acompanhar Massa x Hamilton e claro ver Vettel bicampeão.
Abraço!
Ps: impossível deixar comentário no sei blog do site da Mit