Pra que afinal continuar na F1 trabalhando por uma equipe que o desrespeita tanto?
Felipe Massa é sim um piloto de atuações irregulares, mas está longe de ser um piloto para apenas brigar pra ser o número dois de qualquer equipe. O que vimos em Monza na Itália na décima segunda etapa da F1, foi uma bela atuação do brasileiro desde os treinos e uma largada sensacional (como aliás, já havia feito na prova da Inglaterra, por exemplo), até que na terceira volta o Fernando Alonso passou Mark Webber. Massa em segunda e na frente do espanhol não deu tempo nem da audiência sonhar com uma avaliação da equipe no ritmo que Massa poderia impor naquelas voltas à frente de Alonso e logo depois de Sebastian Vettel e sua muito superior Red Bull. Massa recebeu imediatamente a mensagem e passou a facilitar a chegada e ultrapassagem do primeiro piloto. Ele é funcionário da Ferrari, ok, mas a própria equipe cobrava e cobra desempenho do piloto e no final de semana em que ele mostra esse desempenho ele tem de tirar o pé.
De onde, então, vem a motivação pra ficar na Ferrari? Alonso. O espanhol fala tanto lá dentro, chora tanto que seu ambiente já não é dos melhores. O espanhol é ainda o melhor piloto mas aos 32 anos já criou tantos problemas por onde passou que se não estiver logo num time realmente vencedor, num carro realmente rápido, vai ficar sem outro título. Ele sabe disso e mostra sua irritação cada vez que Massa consegue ser melhor que ele. Não importa por quanto.
A cúpula da Ferrari parece estar tão descontente com os humores de Alonso que está querendo trazeendo de volta o finlandês Kimi Raikkonen! Um disparate em outros tempos já que essa equipe nunca teve condições, técnicas e culturais, pra atender duas “prima-donas” esta na cara que não querem mais deixar o espanhol nadando de braçada por lá. Com alguém como Raikkonen ao lado, Alonso vai pirar e vai deixar a casa de Maranello em pé de guerra, desde o anúncio, que parece vai ser feito esta semana.Pra mim é o que basta para que o espanhol peça o boné, do mesmo jeito que pediu de lá da Mclaren, ele que no meio do ano ameaçou a equipe e chegou a avisar que estava de partida para a Red Bull. Como sua estratégia não funcionou ele passou a fazer declarações de amor a Ferrari. E a Ferrari, agora desconta o veneno com um balde de gelo na cabeça do espanhol, ou melhor um homem de gelo!
Enquanto a Ferrai estiver em chamas, Massa, deve estar sereno em busca de nova oportunidade.Quem sabe até com a ajuda da Ferrari que poderia, assim, mantê-lo sob contrato até que Alonso funda em suas próprias exigências.