Parece que o nome da prova deu o tom do que a direção de provas da Indy anda aprontando. è o fim da corda o festival de batidas sem punições ou punições ridículas. A do Dario Franchitti, por exemplo…foi “punido” indo pro fim do grid em uma relargada onde ele mesmo já tinha passado pelos pits pra troca ro bico do carro que ele quebrou ao bater em Ryan Briscoe, destruindo a corrida do australiano. Ele já estava fora da contenda pela própria batida, sim, mas ir pro fim da fila na relargada não foi, na minha opinião, punição a altura do toque que ele deu em Briscoe…um drive through nessas batidas é o mais acertado.

Quando pune na medida a direção de prova da Indy prefere os mesmos personagens. Helio Castroneves divulgou nota a imprensa chamando Barnhart de Palhaço ao perder o sétimo lugar na corrida. Depois da prova ele foi notificado que sua ultrapassagem sobre James Hinchcliffe, na última volta, foi realizada sob bandeira amarela. Helio foi rebaixado para a 22a. posição. Tá certa a punição? Fora de proporção como explica a nota que Helio distribuiu a imprensa…leia:


Castroneves não questionou a punição pois, de fato, uma saída de pista de Vitor Meira ocasionou uma amarela localizada, no exato instante em que executava a manobra. Ele protestou, sim, e de forma veemente contra o formato da punição, uma vez que em ocasiões anteriores coube ao punido devolver apenas a posição conquistada na interceptação. No caso do brasileiro, entretanto, ao invés de ser oficializado em 8º, coube a Brian Barnhart, o diretor de competição da IndyCar, debitar de sua classificação não uma, mas 15 posições.

Questionamento nesse sentido, junto ao diretor da Indy Racing League, foi feito por escrito pelo próprio presidente da Penske Racing, Tim Cindric. Por outro lado, em sua conta no Twitter (@h3lio), Castroneves manifestou seu descontentamento em português e inglês. “É muito triste ver uma pessoa destruindo uma categoria inteira (IndyCar). Brian Barnhart é inconsistente e muda as regras quando é conveniente e benéfico para seus próprios interesses. Na mesma corrida, televisionada internacionalmente, ele penalizou alguns pilotos e, outros, não. Faço minha a famosa frase do Paul Tracy: ‘Brian Barnhart é o palhaço desse circo’. Estou muito desapontado por terminar a corrida em 7º e ser colocado para 22º. Isso é um absurdo!”, desabafou o piloto.

Isso mostra que o descontentamento quanto ao trabalho da direção de prova é cada vez maior.

Will Power é o novo líder do campeonato. Faltam duas provas, mas as duas em ovais, Kentucky e Las Vegas…ainda não acho que o Will Power leva…

Franchitti errou de todo jeito no Japão e está agora há 11 pontos do novo líder Will Power

Franchitti errou de todo jeito no Japão e está agora há 11 pontos do novo líder Will Power