O nordeste brasileiro está crescendo e o mercado por lá já é chamado de ” a bola da vez” por muitos setores da economia. Invertido o polo de desenvolvimento no país. Ainda bem e finalmente!
Quanto ao mercado motociclístico isso é verdade há muito tempo. Moto por lá vive crescimento forte pelo menos desde 2004 num fenômeno que deixou muito jegue na beira das estradas e permitiu menor pressão ao transporte público. As pessoas passaram a adquirir seus motores, suas rodas, sua liberdade de ir e vir com um pouco menos de sofrimento…

Estive em Recife em 2011 a convite da Abraciclo, associação dos fabricantes de motos e bicicletas, para acompanhar o Moto Check UP na cidade e percebi que a moto por lá resolve o problema de transporte das pessoas. Não é veículo de ostentação, apesar de servir como parâmetro de sucesso financeiro. Muitos usam a moto porém sem equipamentos de segurança. Descalços por questões até culturais e do clima.
Mas como diz o filósofo toda solução traz um problema em sí: motocicleta é mais rápida, mais prática e mais barata sim, mas precisa de treinamento especializado pra ser usada com segurança. Muitos são os acidentes e motocicleta ali já é discutida como problema de saúde pública. No país inteiro vivemos isso. No Recife, a maioria dos acidentados chega aos hospitais com alto teor alcoólico no sangue, boa parte não tem sequer a habilitação que minimamente informaria o condutor sobre o que é uma moto…A solução para o transporte chegou e todo mundo usou como remédio sem prescrição, como faca na mão de criança que precisa dividir comida com o irmão menor…

Neste cenário observamos uma movimentação mais consciente da sociedade em Recife. Entre dia primeiro e quatro de março a cidade sedia o Recife Duas Rodas, um salão ocupando uma área de 15 mil metros quadrados e que espera além de reunir pelo menos 50 mil visitantes, movimentar quatro milhões de reais em negócios. Esse lado dos negócios é mais que esperado num mercado que responde por nada menos que 38 por cento das motos negociadas no país, segundo os organizadores do RDR.
O que nos alegra é ver que nesse evento os negócios estarão acompanhados de ações educativas. Abro aqui espaço para o texto da divulgação oficial :

Nesta edição o DENTRAN – PE também estará presente promovendo palestras educativas, legislação de trânsito, aulas práticas, segurança no trânsito e o cadastramento para retirada do CNH popular. Entidades e associações como APUC, Moto Amiga, SindMoto e Sindmoto Taxista também marcam presença debatendo a educação e segurança no trânsito.

Lembro que nessa região, no Recifde mesmo, a Honda tem uma unidade de seu centro de treinamento que colabora muito na região. Vi durante o Moto Check Up que foram esses profissionais do CTH que se dispuseram a trabalhar junto com as autoridades para treinar os profissionais de motofrete da cidade.

Seria muito bom ver isso em cada evento, cada promoção de produto, cada feirão, cada encontro de motoclube. Tá mais que na hora.

Se você estiver no Recife entre 1 e 4 de março visite o Recife Duas Rodas e nos conte. Aqui, no
http://www.facebook.com/pages/Celso-Miranda/198100020256330

Saiba mais do evento no
www.recifeduasrodas.com