Na corrida de Long Beach da Indy tivemos todo tipo de polêmica. Primeiro foi a tentativa de ultrapassagem do jovem Joseph Newgarden sobre Dario Franchitti. O garoto ficou nos pneus porque errou a dose, mas a manobra seria a correte, como ficou provado mais tarde pelas várias ultrapassagens realizadas ali mesmo.
Depois a tentativa de ultrapassagem de Marco Andretti sobre Grahan Rahal com Rahal virando pra cima do carro de Marco que decolou na batida. Pareceu que a proteção das rodas traseiras que esse novo chassi tem não funcionaram, mas o problema foi que o toque entre eles foi lateral, a roda dianteira do carro de Andretti subiu na lateral do pneu traseiro de Rahal e por isso decolou girando. Perigosa forma de mostrar que aquela proteção tem suas limitações e os pilotos tem de considerar isso em suas manobras de ultrapassagem. Pra mim o Rahal errou.
Ernesto Viso saiu da prova sem problemas apesar de ter bloqueado vários pilotos e ter, segundo Tagliani, tirado o canadense da corrida.
Outra polemica numa saída de pit quando Simon Pagenaud tocou um dos pneus do pit de Will Power ainda no meio da prova. Em outros tempos esse ligeiro toque teria gerado punição para o francês, mas em Long Beach passou batido.

Tivemos também vários toques entre os pilotos foram muitos e em vários momentos da corrida. Na curva que antecede a reta dos pits a briga por um melhor posicionamento pra entrar rápido na reta principal provocou muitos toques. Como condenar quando os jurados estão em dúvida? Com essa filosofia a prova teve poucas interrupções e mesmo as bandeiras amarelas foram acionadas com menor frequência.

Mas na parte final o que era dúvida ficou claro lá na direção de prova, pois Ryan Hunter Reay tocou no carro de Takuma Sato e perdeu 30 segundos de seu tempo. Perdeu o pódio para seu companheiro de equipe, Hintchclife. Quem também não entrou na nova visão mais liberal da direção de prova foi Hélio Castroneves. Ele perdeu o oitavo lugar na corrida por ter também 30 segundos adicionados ao seu tempo. Ele tocou na traseira do carro de Rubens Barrichello quando na entrada da reta principal. O resultado foi um inusitado congestionamento com a pista travada. Nem Helio Nem Rubens cruzaram a linha de chegada e ainda impediram que o vencedor da prova, Will Power tivesse acesso ao pódio. O australiano acabou parando e teve de ser rebocado para as festividades…Novo líder do campeonato, Power venceu duas das três corridas do ano. Será que desta vez vai?

Aqui, as duas voltas finais

http://youtu.be/3AV31gBpqqY