Os editores de esportes do portal eBand propuseram e eu topei: dividir os pilotos da Indy em quatro categorias para as provas deste ano, Azarão, Estreante, Promete e favorito.
Em St. Pete no próximo domingo a prova deverá ser cheia de bandeiras amarelas por causa dos estreantes e principalmente porque todas as relargadas vão ter os carros dispostos lado a lado.
Por isso a estratégia das equipes é fundamental.
Veja aqui como distribui os pilotos nas categorias propostas pelos editores do eband!
AZARÃO
Tony Kanaan- O brasileiro é azarão depois de estrear no carro da equipe KV ainda nesta semana. Vai ter como missão terminar a prova. Sendo TK como é não duvide que termine entre os 10 melhores. Ganhar a corrida, porém…
RAFA MATOS – Mesmo caso do TK e ainda prejudicado pela equipe que é pequena. Terminar a prova vai ser ótimo
Marco Andretti – Se não fosse piloto da equipe do pai e dependesse de buscar patrocinador acredito que já teria encerrado a carreira nesse nível do automobilismo. Em St. Pete deve ficar pelo caminho, apesar de alguns lampejos de velocidade.
Sebastien Bourdais – Estréia na categoria pela Dale Coyne. Numa equipe pequena e ruim a vida do francês vai ser mesmo problemática. O talento dele pode até ajudar dependendo da sorte com bandeiras amarelas, mas só mesmo com muuuuuita sorte
Ernesto Viso é azarão por causa da cabeça dele. Ou falta de. É rápido, mas comete muitos erros. Numa corrida em circuito de rua isso o coloca como candidato a nem terminar a prova.
Takuma Sato – Mais talento que o Venezuelano ele tem, mas sofre das mesmas panes de bom senso durante a maioria das provas.
Alex Tagliani. Mais um na categoria muito a coragem nenhuma cabeça…
Danica Patrick – Falta preparo físico e mais talento nesse tipo de circuito pra Mulher Maravilha aparecer bem numa pista como essa…
Simona De Silvestro – Talento e bom senso estão ali, mas pra vencer uma prova como esta é preciso equipe e preparo físicio. Simona não tem nenhum dos dois
ESTREANTE
Bia Figueiredo – Treinou com a equipe D&R no Alabama e sofreu com a adaptação. Está há muito tempo sem pilotar e num carro pesado como o Indy vai sofrer um bocado. Tem talento e bom senso, mas ainda é sua primeira corrida e a vejo apenas com o objetivo de terminar a prova.
Sebastian Saavedra – Garoto de talento, é rápido mas não acredito que vá alem de um top 15, se tanto. A equipe Conqest é ainda uma pequena operação cheia de boa vontade. Só.
James Jakes – Vem da Europa de categorias de base e a bordo de um carro da Dale Coyne vai ter dificuldades. Talvez até mostre sua velocidade…
JR Hildebrand – Na equipe Phanter a escolha foi talento a preço baixo. Mas com apenas um carro falta informação pra fazer uma grande corrida. Vitor Meira tentou, Dan Wheldon encerrou sua carreira alí. Se o garoto demonstrar todo potencial pode até andar entre os top 15…
PROMETE
Grahan Rahal – Estréia na equipe satélite da Chip Ganassi. Potencial de campeão ele tem e já venceu nessa pista. Pode surpreender
Oriol Servia – O veterano está de volta e dou um voto de confiança pra ele nessa pista pois escolheu o time certo, Newman/Haas, pra correr. A equipe já venceu nessa pista e se ele estiver num bom dia pode brigar na frente.
Justin Wilson – D&R é uma equipe média e só isso coloca Justin Wilson na lista de promessas. Se fosse um time pouco melhor estruturado ele estaria entre os favoritos.
Vitor Meira – Ele pode surpreender do mesmo jeito que o fez em São Paulo no ano passado. Foi terceiro naquela corrida mostrando todo seu talento que muitas vezes supera as evidentes limitações de sua equipe, a AJFoyt.
FAVORITOS
Will Power. O australiano da Penske venceu nessa pista no ano passado e dominou os treinos de pré temporada junto com Hélio Castroneves. É muito rápido nesse tipo de pista e quer o ‘título deste ano.
Hélio Castroneves. Já venceu duas vezes em ST.Pete e conhece os segredos dessa corrida como poucos. Foi o mais rápido na pré temporada no Alabama e tem de mostrar na equipe Penske que pode vencer seu companheiro de equipe desde o início do ano.
Ryan Briscoe. Como piloto da Penske já está entre os favoritos. O time deve preparar estratégias difirentes para seus pilotos e para Ryan sempre sobra algo inusitado. Pela provavel grande quantidade de bandeiras amarelas, pode ter uma chance.
Scott Dixon. Já venceu em St.Pete e é sempre um piloto rápido. Na Chip Ganassi ele não tem como estar fora da lista de favoritos.
Dario Franchitti- O atual campeão pode não ser o grande destaque dos circuitos mistos mas é muito eficiente e tem calma pra se aproveitar dos erros alheios. Piloto da Ganassi é sempre favorito.
Ryan Hunter Reay – O melhor piloto da Andretti Autosport está mais que talhado pra vencer e sua especialidade está nas pistas mistas e de rua. Fora da Ganassi e da Penske só ele está entre os que podem vencer, na minha opinião.
Que tal?
Celso meu cumpadre! Vamos falar sério: Como ta fraca a Indy! Eu não entendo vcs dizerem que a categoria tem carros iguais, motores, etc, mas sempre se destacam apenas Penske e Ganassi!! E olha que de pilotos estão bem fraquinhos! Nem se compara a anos anteriores! Quando comecei a acompanhar a iNDY COM TÉO JOSÉ,nos tempos de Emerson e Rick Mears! Confesso que estou decepcionado, mas entendo a posição de vcs, como ouvinte e telespctador do grupo Bandeirantes de tentar impulsionar a categoria , a qual fazem cobertura! Desculpe a sinceridade, mas se estiver errado, por favor me mostre os prós da Indy?? Valeu, abraços e to contigo!
Eu quis dizer anteriormente que vcs dizem ser a categoria mais competitiva do Planeta! Ta certo que tem banddeira amarela toda hora e sempre tem relargada, mas……….
Concordo com você, só acho que você esqueceu de dizer que o Tagliani às vezes supreende, ganhar ele não vai, mas pode aparecer bem, mas você não falou de Mike Conway nem Chalie Kimball. Vi agora pouco que Dan Wheldon vai correr Indianápolis pela equipe de Brian Herta.
Owww chará, imagine se a F-1 tivesse sido partida ao meio assim como aconteceu com a CART, voce acha que um grid realmente polpudo de pilotos consagrados seria mantido em duas categorias diferentes, como?
Pois aguarde a Indy daqui a mais ou menos 4 ou 5 anos com esses novos pacotes e com um grid realmente de pilotos calejados que conhecem mais desses novos kits aerodinamicos, mas por favor sei que vc ta querendo assim como muitos comparar a F-1 com a Indy, por favor nem tente !!!!
O Alexandre Cifarelli é mais um ” formulaunzista ” gente !!!
liga não !!!!